sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

RENER RJ em ação

Estações de radioamador operam desde a madrugada em Nova FriburgoPlantão

13/01 às 14h36 Isabela Bastos

RIO - Desde o final da noite de ontem, duas estações provisórias de radioamador já operam para suprir as comunicações entre os Bombeiros e a Defesa Civil de Nova Friburgo e a Defesa Civil Estadual, no Rio. As estações foram montadas na região do Médio Caledônia,
 nos arredores da cidade, que continua isolada por terra e com os sistemas de telefonia fixa e de celular comprometidos. Segundo Carlindo Norberto Oliveira, coordenador estadual da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), as estações começaram a operar às 23h15m e estão sendo usadas para fazer a ponte entre as autoridades de Friburgo e a Capital, uma vez que os sistemas de rádio oficiais daquela cidade ainda operam em caráter precário.

um grupo de dez a 12 radioamadores subiu a Serra de Friburgo na tarde de ontem, divididos em quatro carros com tração nas quatro rodas para montar as estações. O grupo conseguiu seguir pela RJ-116 até o ponto onde ficam as antenas repetidoras das emissoras de televisão da cidade. Uma das estações foi montada virada para dentro de Friburgo e a segunda direcionada para o Rio.

 O sistema de rádio de bombeiros e defesa civil de Friburgo estão operando só dentro da cidade, em caráter de emergência. Eles carregam as baterias dos aparelhos nas baterias dos carros para colocar as estações deles para funcionar. Eles se comunicam conosco e nós repassamos as informações ao Rio _ explicou Carlindo.

Ainda de acordo com o coordenador regional da Rener, Friburgo ainda está isolada por terra. Apenas uma variante foi aberta na RJ 116 para que veículos de serviço e socorro possam passar. Há ainda muita gente isolada em diversos pontos daquela cidade, onde o resgate tem sido feito sobretudo por helicopteros das Forças Armadas e do Governo estadual.

_ A coisa está muito feita. Eu nunca vi nada igual e olha que eu tenho experiência nisso. Hoje, Friburgo ainda está isolada do resto estado. O único acesso precário é destinado à viaturas oficiais, e elas têm que ser de pequeno porte e com tração nas quatro rodas, senão não passa _ complementou o coordenador.

Ainda de acordo com Carlindo, chove fino nesse momento em Friburgo e há preocupação quanto ao clima nas próximas horas, uma vez que estão previstas pancadas de chuva para a Região Serrana, sobretudo no Norte Fluminense.
fonte: http://moglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes