sexta-feira, 1 de junho de 2012

PS7DX/PY6 operando em Santo Amaro/BA – Simulado de Preparação para Desastres

PS7DX/PY6 operando em Santo Amaro/BA – Simulado de Preparação para Desastres

RELATÓRIO

Inicialmente devo agradecer a oportunidade de participar deste evento, quando pude aprender mais sobre as ações de prevenção da Defesa Civil, especialmente em favor
 da população residente em áreas de risco.

Foi também uma oportunidade para apresentar parte do trabalho que os Radioamadores integrantes da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores) podem oferecer gratuitamente, em apoio às comunicações. Minha participação foi uma operação na modalidade “portátil”, sem emprego de ferramentas extras, ou seja, utilizando apenas um equipamento rádio transceptor, antena de fio e bateria de 12VDC, de carro próprio, objetivando operar numa situação mais próxima possível de uma real emergência.

A necessidade de utilizar este equipamentos e a maneira como a estação foi instalada, e a necessidade de movimentação por meios próprios na área do evento, levou-me a decisão de não utilizar o bilhete aéreo fornecido pela SENDEC, optando por ir em carro próprio, apesar da distancia de aproximadamente 1.200Km entre Natal e Salvador.

Destarte, entendo que o emprego da RENER, deva ser, sempre que possível, de maneira mais independente possível, devendo o radioamador utilizar todos os meios que dispuser, a fim de não utilizar usuais estruturas, que numa eventual emergência, poderão não estar disponíveis.

Durante a instalação da nossa “Estação RENER”, foi-me oferecido pelo pessoal da Prefeitura local, a possibilidade de utilizar as instalações de uma Escola Municipal, com eletricidade e outras facilidades, quando gentilmente recusei, explicando a necessidade de operar nas condições acima citada.

Durante o evento, tivemos a oportunidade de estabelecer facilmente, contatos em HF, banda de 40 metros, com vários colegas do estado da Bahia e estados vizinhos, utilizando um rádio ICOM IC-706MKIIG alimentado a bateria e uma antena G5RV, instalada entre duas arvores.

Entre os contatados podemos citar: Hélio-PY6HN-Conceição do Coité/BA, Roberto-PY7TH-Bezerros/PE, Silvio-PP6SRF-Lagarto/SE, Yoshi-PP6YI-Aracajú/SE, Denilson-PY6DY-Feira de Santana/BA, Claudionor-PY6GN-Feira de Santana/BA e Arnaldo-PY6ACR-Jequié/BA.

A maioria deste a radioamadores, também conversaram na ocasião, com o Sr. Osnir da CODESAL Salvador, que aliás, mostrou grande desenvoltura com microfone, passando a impressão aos demais, de ser também radioamador .

A operação em 40 metros foi apenas uma opção para contatar radioamadores mais próximos, mas poderíamos optar por outras freqüências e estabelecer contatos com segurança com Estados mais distantes como São Paulo, Minas Gerais, Brasília etc

Não posso deixar de citar a valiosa colaboração do pessoal do município, que muito contribuiu para o sucesso da nossa participação: Srs. Cabéh, Paulo Carvalho, Edmundo e Walfredo (Gia).

Ao Exmo. Sr. Ricardo Machado, Prefeito da cidade, pela recepção e meios disponibilizados.

Cito também, Sr. Osnir da CODESAL e Sr. Clóvis Ferreira da Cruz (PACHEKO) da COMDEC de Santo Amaro

Igualmente importante foi a acolhida e o reconhecimento da atuação da RENER pelo Sr. Salvador Brito, da CORDEC/BA.

Finalizando, meu especial agradecimento ao colega Prudente-PY6LJP, da cidade de Feira de Santana/BA, que junto comigo, fez a participação da RENER neste evento.

PS7DX - Coordenador Estadual da RENER/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes